7 dicas de como usar cartão de crédito

como usar cartão de crédito

Ter um cartão de crédito é sinônimo de liberdade para fazer compras, certo? Apesar de ser prático e de facilitar a nossa vida, é importante saber como usar cartão de crédito para que o sonho de liberdade não se transforme em pesadelo.

Um estudo da Abecs – Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços – comprova um crescimento de 8,2% na compra no cartão de crédito durante o ano de 2020. Este aumento expressivo demonstra a importância em como usar cartão de crédito de forma controlada. 

Muitas pessoas, ao emitirem um cartão de crédito pela primeira vez, se deixam levar pela comodidade e se esquecem de que é uma transação financeira, semelhante a um empréstimo. Se houver dúvida sobre cartão de crédito como usar, os gastos podem sair mais caro que o esperado, podendo levar ao comprometimento financeiro.

A cada compra no cartão de crédito, seu limite de aquisições vai diminuindo. Então, ao final do ciclo de compras, você vai receber, todos os meses, a fatura com todos os gastos realizados. É aí que você precisa manter o controle, para não deixar os problemas de cartão de crédito como usar afetarem a sua saúde financeira. 

7 dicas de como usar cartão de crédito

Para evitar problemas em como usar cartão de crédito, separamos algumas dicas para deixar a sua situação financeira sob controle, sem deixar de fazer suas compras conforme o que foi planejado. 

Faça um planejamento financeiro

Parece óbvio, mas a verdade é que a maioria das pessoas não mantém uma planilha com os gastos do mês. Isso vai refletir na maneira de como usar cartão de crédito, pois o valor das compras pode superar a renda disponível para pagamento.

Não ofereça seu cartão emprestado

Aquele seu amigo do peito está precisando fazer uma compra e pediu a sua ajuda.  É muito bom contar com quem a gente confia, mas a compra no cartão de crédito não é como um brinquedo. Por isso saiba como usar cartão de crédito, não envolva o seu cartão nas dívidas de outras pessoas. 

Não emita mais de um cartão 

Todos os dias somos tentados e emitir um novo cartão de crédito, mas na prática isso não é necessário. Para melhor aprender como usar cartão de crédito, o ideal é centralizar todas as compras em apenas um cartão, assim você mantém o controle. 

Evite o parcelamento da fatura

Pense no parcelamento como uma opção emergencial.  Se você ficar em dúvida sobre cartão de crédito como usar, saiba que, ao parcelar a fatura, você está fazendo um empréstimo com incidência de juros. Então evite toda forma de comprometimento da sua renda.  Use a compra no cartão de crédito com consciência.

Se perder a conta dos gastos, pare

Quem não gosta de compra no cartão de crédito? Mas é preciso saber a hora de parar, quando os gastos começarem a superar a sua capacidade de pagamento. O acúmulo de dívidas é sinal de que faltou prudência em como usar cartão de crédito.

Escolha um limite dentro do seu orçamento

Uma das vantagens que os bancos oferecem é um limite alto para compra no cartão de crédito. Mas não é recomendado usar esta alternativa, pois pode ser uma porta de entrada no endividamento.  Para definir seu limite, considere como usar cartão de crédito com consciência e o investimento de até 30% da sua renda mensal. 

Use o débito automático para pagar

Um dos meios mais eficazes em como usar cartão de crédito é controlar o pagamento da fatura pelo débito automático. Principalmente se você tem dificuldade em lembrar datas. Como o pagamento é mensal, ao saber usar cartão de crédito com esta opção, você não vai precisar se preocupar com o vencimento da sua fatura. 

Como escolher o cartão de crédito ideal?

Esta é uma dúvida que é preciso sanar com cautela. Antes de concluir a emissão do seu cartão, avalie atenciosamente todas as vantagens. Você vai evitar transtornos em como usar cartão de crédito, além de obter benefícios atrativos.

Alguns bancos oferecem, além da isenção da anuidade, a participação em clubes de descontos e o cahsback, programa em que parte dos gastos do cartão de crédito retornam em bônus para a sua conta. Desse modo, fazer compra no cartão de crédito pode ser vantajoso, desde que se mantenha o controle dos gastos em ordem.

Você também pode comparar as diferentes operadoras, pois algumas bandeiras contam com serviços exclusivos para seus associados. Analise também as taxas de cobrança, pelas consultas de saldo ou extrato e saque em rede credenciada. Estabeleça uma relação custo-benefício para acertar em como usar cartão de crédito

Depois de concluir sua pesquisa e emitir seu cartão, comece a praticar sobre como usar cartão de crédito seguindo as nossas dicas. Você vai conseguir benefícios e manter os gastos sempre sob controle.

Related Post

Leave a Reply

Your email address will not be published.