Sintomas de gastrite: Você sofre desse mal? Veja os sintomas e como tratar

sintomas de gastrite

Identificar os sintomas de gastrite nem sempre é algo fácil, já que esta pode ser confundida muitas vezes por uma dor de estômago corriqueira, e se não for dada a devida atenção este problema pode se agravar.

É por este motivo, que a gastrite acebe sendo apenas diagnosticada quando já estão em um estágio avançado.

Isso, além de dificultar o tratamento, retarda ainda mais a recuperação da saúde do seu estômago.

Um dos principais fatores que leva a esse diagnostico tardio, é que se tem a crença de que a azia é a único sintoma que se sente com a azia.  Responsável por indicar que você está sofrendo desse mal.

Por este motivo, separamos alguns dos principais sintomas de gastrite e algumas dicas de como trata-la.

Principais sintomas de gastrite

Os principais sintomas de gastrite podem ser sentidos de formas diferentes pelo seu corpo, onde a intensidade e o incômodo que cada um causa, varia de acordo com o estágio e o tipo da doença que você apresenta.

Mas, de forma geral podemos estabelecer que os sintomas de gastrite são:

  • Dores agudas e fortes no estômago.
  • Indigestão.
  • Inchaço abdominal.
  • Mal-estar abdominal em geral.
  • Queimação no estômago.
  • Náusea e vômito.
  • Sensação de estômago cheio.
  • Gases e arrotos de forma frequente.

 

Caso se apresente alguns desses sintomas é preciso buscar ajuda medica, já que o diagnóstico da gastrite se da através de um exame de endoscopia para se verificar se ha a presença da bactéria Helicobacter Pylori e de inflamações na parede do estômago.

Causas da gastrite

Agora que você já sabe os sintomas de gastrite, é preciso saber que a doença não é provocada apenas por um único agente, mas sim que existe vários fatores que podem afetar nosso sistema gastro.

Por isso, que se deve analisar o tipo de gastrite que se possui para identificar o causador da doença.

De forma geral, os tipos de gastrite são:

 

1.      Gastrite Aguda

Esta variante da gastrite é causada pela infecção da bactéria Helicobacter Pylori, que se fixa no estômago, destruindo o revestimento que recobre as paredes intestinais e causando inflamações e outros problemas.

2.      Gastrite Nervosa

Este tipo de gastrite é causado por níveis elevados de estresse e ansiedade, que alteram o funcionamento gastrointestinal e facilitando o desenvolvimento de inflamações e infecções no estômago.

3.      Gastrite Crônica

Provocada pelo uso constante de remédios anti-inflamatórios, onde seu tratamento se da no uso de medicamentos específicos para reduzir a quantidade de muco intestinal.

4.      Gastrite Enantematosa

Também causada em decorrência de infecções causadas pela bactéria H. Pylori, aqui o consumo em excesso de bebidas alcoólicas é outro agravante para favorecer o surgimento de inflamações na camada mais profunda da parede do estômago, já que o álcool age de forma igual aos anti-inflamatórios.

5.      Gastrite Eosinofílica

Causada por doenças autoimunes e pelo aumento de células imunológicas no nosso sistema gástrico.

Como é feito o diagnóstico da gastrite

Sabendo reconhecer os sintomas de gastrite, você deve procurar ajuda medica para um diagnóstico mais concreto e o tratamento adequado.

O diagnóstico da gastrite é feito de forma histológico, assim, é preciso realizar uma gastroscopia para se obter uma amostra da mucosa via biópsia para esta ser analisada.

Assim, o diagnóstico da gastrite não é feito apenas de forma clínico, não levando em conta apenas os sintomas, mas também é preciso fazer testes invasivos, como a gastroscopia e a biópsia, para se confirmar o diagnostico.

Tratamento para a gastrite

O tratamento da gastrite se da pelo uso de antiácidos e outros tipos de medicamentos que ajudam a reduzir a acidez no estômago, aliviando consequentemente os sintomas de gastrite e gerando uma cicatrização da parede do estomago.

Se a gastrite estiver relacionada a uma bactéria ou infecção, esse problema também deve ser tratado.

Também, os pacientes são aconselhados a fazer mudanças em sua alimentação, evitando alimentos como frituras, bebidas alcoólicas ou qualquer outro que possa causar irritação na parede do estômago.

Como visto acima, a gastrite pode ter varias causas e se devolver de forma diferente em nosso organismo, sendo por este motivo que fundamental procurar orientação médica para um diagnostica correto e tratar a doença antes que se apresentem complicações.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *