Simular consórcio: O que é consórcio e 3 formas de simular

O consórcio é uma maneira cada vez mais visada a se adquirir um bem. Altamente previsível e  com as taxas aplicadas pelos bancos em outras modalidades, como financiamento, se tornou a melhor opção. O consorcio é visto como um investimento, se aplicado corretamente.

Basicamente funciona como um financiamento coletivo, um conjunto de pessoas se junta para financiar o bem da outra. Para escolha de quem vai receber o “dinheiro” do mês é feito um sorteio. E, assim, todo mês alguém é sorteado para receber o dinheiro pedido em forma de uma Carta de Crédito.

O único valor a ser pago são as parcelas mensais do seu bem e uma pequena taxa aplicada pela administradora. Uma ótima maneira de visualizar é simular consórcio.

Ao simular consórcio você garante que entende por quanto o seu bem sairá no final, além de entender melhor em quantas parcelas você pode receber a carta de crédito. É importante saber antes se você pode ficar sem seu bem todas essas parcelas, por ser um sorteio não há grande certeza ou precisão no processo.

Há muitas maneiras de se simular consórcio, como:

1 – Simular Consórcio no Banco

Para simular consórcio nos bancos existe a maneira de ir diretamente a agência ou entrar no site.

Os sites são simples de usar e iniciam pela escolha do que deseja adquirir, dinheiro, carro, casa e etc. Existem diversas modalidades e é importante selecioná-la corretamente.  O usuário é redirecionado a página onde coloca o valor das parcelas que deseja pagar ou o seu valor total. Então se determina o valor final de tudo ou o parcelamento que pode ser feito.

 A segurança, pelo sigilo bancário, além da confiança que o site e a instituição dá é um bom inicio na busca pelo menor consórcio.

2 – Simular Consórcio nas Cooperativas de Crédito

Bons exemplos de cooperativas que oferecem esse serviço é o Siccob e Sicredi, ambas permite simular consórcio. Por possuirem taxas menores são boas alternativas a grandes bancos, sem perder a confiabilidade e segurança.

A simulação pelo site só pode ser feita pela Sicredi. Entretanto no caso da Sicoob deve-se dirigir a uma agência para simular consórcio.

3 – Simular Consórcio nas Concessionárias

Para quem deseja adquirir um automóvel, simular consorcio diretamente com a marca ou concessionária desejada é uma ótima opção. A simulação inicia com a escolha do modelo e das quantidade de parcelas fixas, em alguns sites existindo a opção de personalização do valor da parcela.

Ao fim da simulação existe um formulário para a concessionária e/ou marca contatarem, de forma a conversar com o cliente. Os sites utilizados foram intuitivos e criavam uma sensação de segurança, sendo as taxas semelhantes a outras praticadas.

Além de ser uma das maneiras mais seguras, o consórcio é uma alternativa ao financiamento, que nem sempre é favorável. As taxas aplicadas são baixas e, ao final, todos recebem suas cartas de crédito. Algumas administradoras fazem sorteios simples, outras permitem um leilão, onde quem paga mais recebe seu bem primeiro. No mais, é uma ótima modalidade a se testar em caso de falta de necessidade para se adquirir o bem. No caso de bens necessários imediatamente, talvez não seja a melhor opção.

Mas simular consorcio não custa nada e uma boa conversa mais profunda com os gerentes poderá sanar possíveis dúvidas.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *