Seguro Automotivo: Quais são os Documentos Necessários para o Seguro Auto?

Procurando uma seguradora para fazer o seguro automotivo do seu veículo? Então saiba que, além de outras regras, o segurado precisa apresentar diversos tipos de documento.

Para facilitar a sua vida, confira antes os documentos necessários para o seguro automotivo. Assim, você já prepara a documentação antes de fechar o contrato.

Quais são os documentos necessários para o seguro auto

Documentos para fazer seguro automotivo

Para fazer o seguro automotivo do seu auto, a seguradora exigirá que você apresente os seguintes documentos:

  • Documentos pessoais

 

  1. RG
  2. CPF
  3. Comprovante de residência
  4. CNH (Carteira Nacional de Habilitação)

 

Obs: os documentos apresentados devem ser originais e estarem em bom estado. Em relação ao comprovante de residência, vale uma conta de consumo com data de vencimento de, no máximo, 2 meses.

  • Documentos do veículo
  1. Certificado de Registro e Licenciamento do veículo (CRLV)
  2. Certificado de Registro do Veículo (CRV)

 

Importante: caso o auto a ser segurado pelo seguro automotivo foi adquirido recentemente e é novo, será necessário que você providencia também a nota fiscal de compra.

Nesta documentação devem constar a data da aquisição do veículo, data que o carro saiu da loja/concessionária e a assinatura do responsável pela venda ou do estabelecimento que vendeu o auto.

 

Cópias autenticas dos documentos para o seguro automotivo

Outro detalhe é que, a maioria das seguradoras, costuma pedir, uma cópia autenticada dos documentos – além da apresentação dos originais. As cópias autenticadas devem ser providenciadas em um Cartório de Registro.

 

Atenção na hora de contratar o seu seguro automotivo

Além dos documentos a serem providenciados para fazer o seu seguro automotivo, você deve ter em mente alguns cuidados antes de optar por um contrato. Confira as nossas dicas para você fazer um bom negócio:

 

  • Atente-se sempre a todas as cláusulas do contrato do seguro automotivo. Os contratos são extensos, mas não tenha preguiça, leia-o do começo ao fim – para não ter dúvidas ou transtornos posteriores.

É essencial (e lei) que todas as coberturas e serviços oferecidos pela seguradora estejam descritas no contrato de forma clara. Caso você não entenda alguma informação, não excite em esclarecê-la com a empresa.

 

  • Muitas normas são obrigatórias de constar no contrato e ser garantida pela seguradora. Informe-se sobre elas e confira se constam em contrato. Caso contrário, questione a seguradora, antes de fechar o negócio.

 

  • É importante se lembrar de mencionar as pessoas que também conduziram o veículo, para que a cobertura se estenda a eles. Caso contrário, isso pode gerar problemas futuros, principalmente, em casos de sinistros.

 

  • Antes de assinar o contrato, se prepare, veja as principais regras que regem esse tipo de transação na página da SUSEP (Superintendência de Seguros Privados). No site da entidade, há uma relação das principais dúvidas em relação ao seguro automotivo.

 

Como escolher a melhor seguradora para fazer o seguro automotivo

Para lhe ajudar ainda mais, estamos trazendo algumas dicas importantes, que permitirão que você opte pela melhor oferta de seguro automotivo. Isso garantirá a sua satisfação, a segurança do seu auto e a sua tranquilidade! Confira, a seguir:

  • Coberturas oferecidas: até mais importante que o preço das mensalidades do seu seguro automotivo, as coberturas oferecidas devem atender às suas necessidades.

Procure contratos que ofereçam exatamente o que você precisa para garantir a segurança do seu bem e a sua tranquilidade. Por exemplo: se o plano oferece serviço de guincho em caso de acidentes ou problemas no carro (se não, você fica no meio do trânsito com o veículo parado – podendo até incidir em multa); se há reposição de veículo,  caso o seu auto seja roubado (para você não ficar à pé até receber a indenização); entre outros detalhes importantes.

 

  • Coberturas adicionais: não é permitido a chamada “venda casada”. Ou seja, a seguradora não pode condicionar a contratação de um serviço adicional apenas se você contratar outro.

A seguradora também não pode incluir serviços adicionais com ônus para o cliente, sem pedir a autorização do mesmo.

 

  • Reputação da empresa: procure sempre fazer o seu seguro automotivo com empresas com boa reputação no mercado e reconhecidas. Isso pode evitar eventuais problemas e transtornos futuros para você.

 

  • Conte com o auxílio de um corretor: faça a escolha do seu seguro automotivo com a ajuda de um corretor especializado. Geralmente, não é preciso pagar pelos serviços prestados por esse profissional – ele costuma receber comissão diretamente da própria seguradora.

Esses profissionais sabem praticamente tudo sobre seguro automotivo e podem lhe ajudar na hora de escolher a melhor opção para a segurança do seu auto!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *