Tabela Fipe Carros: Como é definido o valor da tabela Fipe para carros?

Para você que está interessado em vender o seu veículo, ou até mesmo em fazer algum tipo de negociação relacionada a ele, é muito importante que você tenha conhecimento da tabela FIPE, de como ela funciona, para que você possa dizer se de fato aquela negociação envolvendo o seu veículo, foi uma negociação boa para você ou não.

Essa tabela está totalmente ligada ao mercado automobilístico, portanto, você que é proprietário de um veículo, você precisa saber quanto está valendo o seu carro na praça para ver se de fato ainda tem algum poder de negociação com ele.

Neste artigo, eu vou falar um pouco sobre como funciona a tabela FIPE. Passarei informações na intenção de ajudar você que não conhece muito bem como funciona esse ramo, e no caso, o material será focado em carros. Portanto, nesse artigo, falaremos da tabela FIPE para carros apenas.

tabela fipe carros valor

O que é a tabela FIPE?

A tabela FIPE é um recurso muito utilizado para saber como anda o valor de revenda do seu veículo, ou seja, se você está interessado em vender o seu carro, ou fazer qualquer tipo de negociação com ele, é muito importante estar por dentro da tabela FIPE para ter a certeza de que realizou um bom negócio.

A tabela FIPE é um local aonde você irá encontrar com é o valor atual de revenda que os eu carro tem hoje. Lembrando que, esse valor é alterado mensalmente, portanto, é importante estar por dentro das novas postagens da tabela FIPE, e claro, o valor vai variar de estado para estado, portanto, você precisa saber o estado que o seu carro foi registrado e como anda a cotação da tabela no estado que você está pretendendo vender.

Um pequeno estudo já será o suficiente para que você consiga entender muito bem como funciona de fato a tabela e como você deve utilizá-la para ter o melhor valor de revenda do seu veículo, ou para conseguir a melhor negociação com a sua asseguradora.

Como as asseguradoras utilizam a tabela FIPE carros?

Agora, nós vamos conversar um pouco sobre como as asseguradoras utilizam a tabela FIPE para poder conversar sobre a franquia do seu carro. É muito importante que você saiba como funciona para procurar sempre o melhor negócio para o seu veículo.

As asseguradoras normalmente utilizam a tabela FIPE no momento da indenização, dessa forma, o serviço saí justo para os dois lados. Por exemplo, vamos dizer que você a um ano atrás comprou um carro de modelo x, e que na época você pagou nele um valor correspondente a R$ 30 mil reais. Caso um ano depois você sofra a infelicidade de ser roubado, a asseguradora vai lhe fornecer a franquia do seu seguro levando em consideração a tabela FIPE que estava vigente no dia do sinistro, e não quando você contratou o serviço a um ano atrás.

Ou seja, se o seu carro valia 30 mil quando você comprou, e hoje no momento no sinistro ele vale 28 mil, a asseguradora irá trabalhar em cima dos 28 mil reais que o seu carro vale hoje.

Durante a contratação do seguro, algumas asseguradoras inclusive lhe fornecem a opção de contratar o valor correspondente da franquia que você quer ser assegurado caso algo de errado aconteça com o seu veículo levando em consideração a tabela FIPE.

Ou seja, basicamente, você iria escolher se quer receber uma cobertura de 110% da tabela FIPE caso o seu carro seja roubado, o que é interessante por que vai lhe garantir um valor a mais. Ou se você quer ficar com a cobertura de 90% por exemplo.

Logicamente, quanto maior a cobertura na hora do sinistro, mais caro será o seu seguro, portanto, é importante avaliar muito bem para que você não tenha problemas no futuro caso aconteça alguma coisa com o seu carro.

A tabela FIPE para carros é uma ferramenta muito importante e é constantemente usada, até mesmo para saber quanto será o valor do IPVA do seu carro no final do ano por exemplo.

Esteja sempre por dentro de como anda a tabela para que você não tenha surpresas no futuro. Caso lhe apareça alguma oportunidade boa de revenda, você precisa saber qual é o valor do seu veículo atualmente.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *