Consulta IPVA: Como Saber se tenho Débitos no meu IPVA?

Quem possui um veículo sabe que os gastos com o mesmo vão muito além de combustível e manutenção, sabemos que todos os anos devemos pagar obrigatoriamente o IPVA do veículo.

O IPVA faz parte das contas de início de ano, deste modo para evitar problemas com o pagamento do mesmo se preparando com antecedência.

consulta ipva debitos no meu ipva

Porém, o pagamento do IPVA pode ser prolongado até o meio do ano, perdendo haver encargos, mas sendo uma ótima opção para você que está apertado financeiramente no começo do ano.

Mas cuidado para não acabar esquecendo e deixar a dívida se prolongar, assim preparamos este texto para você saber e entender como realizar a consulta IPVA e evitar problemas futuros com este.

 

O QUE É O IPVA?

 

Antes de mais nada é preciso entender o que é o IPVA e a importância de pagar o mesmo, uma vez que a inadimplência em relação ao pagamento pode resultar até na apreensão do veículo.

O IPVA é a sigla para o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores, que é um imposto onde todas as pessoas portadoras de um veículo automotor independe do seu tipo devem pagar.

Seja moto, caminhão ou carro todos estão incluídos no pagamento anual deste imposto, onde o valor pago é estabelecido com base em uma porcentagem do valor do veículo.

Dos valores arrecadados com o IPVA, 50% é destinado ao governo estadual e a outra metade para o município que o veículo foi emplacado.

Ele é cobrado todos os anos juntamente com o seguro obrigatório e o não pagamento do mesmo impossibilita a realização do licenciamento.

Por este motivo saiba, que atrasar o seu IPVA ou até mesmo deixar de pagar pode deixar o seu veículo em condições irregulares de circulação.

 

VALORES DIFERENTES EM CADA ESTADO

 

É importante ressaltar antes de entrarmos na consulta IPVA, que o mesmo possui valores diferentes dependendo do estado onde o veículo foi emplacado.

O estado de São Paulo, por exemplo, é o estado com a maior porcentual a ser paga sobre o veículo, cerca de 4% sobre o valor total do mesmo, em outros estados esse valor pode variar entre 1% a 3%.

 

COMO REALIZAR A CONSULTA IPVA

 

Como já citamos o IPVA faz parte das contas de início de ano, e deste modo, você pode pagá-lo neste período ou prolongar o pagamento até o meio do ano.

Mas saiba que no começo do ano há descontos e outras opções de parcelamento, para esse imposto alguns estados chegam a dar até 15% de desconto para quem paga antes do prazo.

Também é importante saber até quando você pode prolongar o seu pagamento, uma vez que as datas variam de acordo com o final da placa.

Em relação aos conhecimentos do seu débito, caso o veículo esteja em seu nome, você recebera uma carta em casa informando os valores, condições de pagamentos e agências credenciados para o recebimento.

Porém, caso você queira realizar a consulta IPVA de forma independente, basta acessar o site da secretaria da fazenda do seu município para ter acesso aos valores.

No momento da consulta tenha em mão os Renavam do veicula e a placa do mesmo, bastando informar essas informações para ter acesso a débitos com o IPVA, mas como também a multas de trânsito e a Taxa de licenciamento DPVAT.

É importante saber que no estado de São Paulo, caso o IPVA esteja em atraso não será possível parcelar o mesmo, apenas contestar os valores da multa.

Sendo por este e outros motivos que você deve sempre realizar a consulta IPVA e saber se há débitos com o mesmo ou não.

 

PAGANDO O IPVA

 

Para pagar o seu IPVA, basta acessar utilizando a carta que você recebeu do seu estado via correio ou caso você a tenha perdido emitir uma guia de pagamento.

A guia de pagamento pode ser retirada no mesmo portal de consulta IPVA, logo abaixo onde você consultou os débitos.

Porém, para a emissão da guia será necessário informar qual a finalidade do pagamento e o tipo do veículo.

O pagamento pode ser feito em agências bancárias autorizadas além de casas lotéricas, e todas estas informações encontram – se na sua guia.

Manter o seu IPVA em dia é de extrema importância, uma vez que a inadimplência com o mesmo impossibilita o licenciamento do seu veículo tornando-o irregular.

Então consulte seus débitos e busque realizar o pagamento nos prazos estipulados para que consiga um bom desconto sobre o valor total.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *