Como medir a internet Ookla?

Você conhece o Speed test Ookla? esse aplicativo super prático serve para aqueles momentos em que você acha que a sua internet está mais lenta do que deveria, chega de ficar refém da enganação das operadoras, esse super app te oferece na palma da mão uma opção rápida e prática para executar vários testes que vão te dizer exatamente qual o diagnóstico da sua rede além de dar informações interessantes que você pode querer saber como por exemplo onde fica o servidor que fornece a sua internet e outros detalhes, quer saber mais sobre isso? fizemos esse artigo justamente para explicar como funciona esse super app.

ookla medidor speed test

Pelo smartphone

Para medir a velocidade da internet acesse Ookla e clique em “Iniciar Teste”. Dessa forma, você terá a velocidade de download, upload, ping e jitter.

Funções

Velocidade de download – esse é um dos parâmetros mais importantes da avaliação do aplicativo, a velocidade de download mostra qual a quantidade de Megas por segundo que a sua conexão com a internet consegue baixar no seu aparelho, isso é importante pois o download é uma das funções mais utilizadas por nós, coisas como baixar aplicativos ou mesmo vídeos da internet dependem da velocidade de download, quanto menor a velocidade mais lento vai ser o processo de download, vale lembrar que essa velocidade não significa necessariamente que sua conexão está lenta, isso vai depender do pacote de internet que você contratou que pode ser realmente limitado para uma determinada velocidade de download.

Velocidade de Upload – esse é outro fator importante do uso da internet, assim como no tópico anterior o resultado deve teste vai se relacionar com a velocidade que você tiver contratado com o pacote de internet, o Upload define a velocidade de envio de informações entre o seu aparelho e a rede, isso é importante para coisas como postar fotos e vídeos nas redes sociais além de mandar emails e salvar arquivos na nuvem, quanto maior a velocidade de upload maior é a velocidade para fazer essas coisas, vale lembrar que essa velocidade vai estar limitada de acordo com o pacote de internet que você contratou.

Ping – essa medida mostra uma análise da combinação entre a velocidade de download e a de upload, basicamente o ping é um teste que mede a velocidade de ida e volta de uma informação, quanto menor o valor do ping mais rápida é considerada a sua conexão, de modo que essa é provavelmente a medida mais importante.

Servidor – essa informação é bastante útil, o servidor que gera a sua conexão com a internet, quanto mais longe ele for fisicamente de você mais lenta vai ser a sua troca de informação com a internet, mesmo que a internet esteja rápida sempre é possível melhorar esse resultado se a conexão for movida para um servidor mais próximo, se o servidor mostrado for de uma cidade muito distante da sua você pode tentar trocar para um servidor mais próximo que seja da mesma empresa e isso vai acelerar sua conexão.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *